Quando é com a gente faz sentido. 

É muito raro parar pra falar de quem já partiu. Parar no fim do dia pra ponderar o quanto dá rotina nos faz lembrar deles. Geralmente é muito difícil lidar com a morte

Quando tinha dez anos de idade tive a infelicidade de perder um Tio bastante próximo e ver meu pai enlouquecer. “Por que é que ele conversa com a foto?” Eu me perguntava. “Ele acha mesmo que isso é capaz de os conectar?”. Complicado entender o que é que pode nos confortar num momento desses. 

Mais ou menos uma década depois de ter presenciado meu pai em um monólogo com o porta retrato, me vi na mesma situação. Me vejo! Já tem mais de um ano que perdi um irmão e me pego falando sozinha, respondendo no subconsciente como ele responderia. Ou pelo menos, como eu acho que seria. 

Abraço fotos, converso sozinha e chego a dar risada de piadas internas imaginárias. Não enlouqueci. Nem meu pai havia, na época. É uma forma de manter a presença. Os corpos morrem, hora ou outra. Suas presenças? Não. São rastros que deixam nessa dimensão pra que nós sejamos capazes de lidar com a dor. 

Me imaginei perdendo algumas pessoas, inclusive meu irmão mais velho, por escolhas erradas. Meus pais, por hábitos nada saudáveis. Imaginei todos eles me perdendo. Mas a vida é uma caixinha de surpresas e nos prova dia após dia uma única coisa: nós não sabemos de nada. Nunca estamos preparados pra perder alguém. Eu não estava. 

Só que o mundo ensina. E a vida não permite preparos. Eu sigo com o meu saudosismo que o mantém vivo na rotina, com todas as lembranças que nos enche o peito. Meu pai? Faz o mesmo. Hoje sou capaz de o entender, porque quando acontece com a gente, faz sentido. 


TT

Deixe um comentário

